Só quem cá vem é que pode compreender o Black :P

domingo, 26 de setembro de 2010

'FredTown we have a problem'
-------------
Emigrado para um novo país, lá tive que começar uma vida nova.
Arranjar documentos, comprar um telemovel e um carro e alugar uma casa eram as prioridades.
Ora aqui começam os problemas.
Primeiro tem que se escolher. Queria caixa manual, mas só havia 2 e não gostava deles, passei 5 horas a andar de stand em stand e a trocar msgs com o meu irmão.
Vi muitos carros e gastei 20€ msgs mas encontrei um carro.


Pois bem, parece que no Canadá para comprar um carro é preciso ter carta de condução do Canadá.
Volta pra trás e vai de tirar a carta (felizmente a carta de Portugal tem aceitação no Canadá e por uns 'miseros' C$80 ganhamos uma carta nova).

Além disso é necessário ter o seguro do carro antes de comprar o carro, não fosse eu ter um acidente à saída do stand (está certo).
Siga pra seguradora (fui de carro novo, o stand emprestou-me), fiz um seguro, felizmente tinha bonificação (15%) porque trazia uma declaração da seguradora em Portugal, fiz o mais barato que cá havia C$95 por mês.
























Ora já estando legal, lá fui comprar o carro, e cá está, bela máquina :)









Dodge Charger, os 3duques (pra quem se lembra) andavam numa versão antiga disto.
E pintadinho de preto e cinzento, com umas luzes vermelha e azul no tecto tb fica engraçadinho :D

 


Contiuando a 1a semana, ao 2º dia já com documentos e com carro novo, já com uma visita guiada ao campus da UNB e todos os papéis da Univ tratadinhos, vamos procurar casa.
'Agora é que a porca torce o rabo'
Poxa, que as casas cá são carotas. Ora o quarto está a C$800 ou C$1000 e as casas começam depois nos $C1300 até aos C$3000.
Não sei quais são os salários cá, mas com o meu arriscava-me a alugar uma roulote. Felizmente que tenho uma 'pequena' ajuda nesta parte.
Bem muitas casas vi eu :(


Na verdade, percorri todas as ruas de Fredericton sul, na zona central, digamos que numa area de 5 km x 5km.
Ainda vi umas quantas casas no norte e fora da cidade.

Visitadas umas quantas casas, enviados muitos emails, e muitos telefonemas depois, estavamos na 2a semana, a Univ acabara de começar e continuava a morar em casa do 'Pez'.

Encontrei algumas casas velhas, outras pequenas, outras partilhadas, enfim nada que me parecesse habitavel e privado e todas elas custavam mais que C$1650 por mês, algumas mesmo C$1900.
Ainda encontrei umas engraçadas, mas uma era partilhada e as outras já estavam alugadas.

Finalmente, decidi procurar fora de fredericton, sendo os preços os mesmos conseguia melhores casas, só tinha que andar de carro, mas dentro da cidade também :|
A casa do 'Pez', onde morei uns 15 dias, fica dentro da cidade quase no centro, como a UNB, e fica a 3Km da UNB.
Encontrei uma casinha a 6km da UNB, em New Maryland, pequena localidade que só tem casas, bem engraçadinha pra morar.

Preço, a mesma coisa que as outras dentro da cidade.
Agora ... só tenho que arranjar a tralha pra pôr lá dentro (que só tenho a malinha do avião).



'Where we love is home,
Home that our feet may leave, but not our hearts.'

Oliver Wendell Holmes, Sr., Homesick in Heaven

3 comentários:

  1. :) ainda bem que não tive ai nessa parte de escolher... correr 500 mil casas... boring! ehehehe Mas acho que fizeste uma boa escolha,tem espaço para a familia toda!

    ResponderEliminar
  2. sim.. pelo menos tem espaço para as minhas 500 mil malas que vou levar quando fôr aí!! ahahahh

    ResponderEliminar
  3. Épá isso tem sim senhora :D,
    não sei é se o meu irmão vai concordar com os preços da bagagem extra :P

    ResponderEliminar